Formação Política Sindical é tema de evento do IEPT na sede do Stiquifar

postado em: Notícias | 0

A diretoria do Stiquifar, por meio do IPET (Instituto Educar para Transformar) elaborou uma programação especial sobre “Formação Política Sindical” para os dias 22 e 23 de outubro. O objetivo dessa iniciativa é fortalecer as entidades classistas para defenderem os direitos dos trabalhadores diante das proposta do governo federal que visam prejudicar todas as categorias.

O primeiro dia de evento será marcado pela realização de cinco palestras. A primeira será às 9h30, sobre o tema a Atuação do Movimento Sindical nas últimas décadas: o mundo do trabalho e ciclo de mudanças”; “Os principais desafios do movimento sindical na atualidade; “Como tornar o movimento sindical atrativo para os trabalhadores em um momento de desregulamentação e valorização do trabalho informal.

Após o almoço, acontecerá a quarta palestra cujo o tema é “Comunicação no Meio Sindical” e para encerrar as atividades os representantes classistas participar do debate sobre “Negociação Coletiva”.

SEGUNDO DIA

No dia 23 de outubro, o evento começa às 9h30, com o tema “Planejamento de Pauta de Negociação Coletiva e Ação Sindical”. Nesse dia, terá atividade de abordagem ao trabalhador, gerenciamento de “reações negativas”, opções, interesse, legitimidade, comunicação e relacionamento entre sindicato, trabalhador e a empresas.

Formação Política Sindical é tema de evento do IEPT

A diretoria do Stiquifar, por meio do IPET (Instituto Para Educar e Transformar) elaborou uma programação especial sobre “Formação Política Sindical” para os dias 22 e 23 de outubro. O objetivo dessa iniciativa é fortalecer as entidades classistas para defenderem os direitos dos trabalhadores diante das proposta do governo federal que visam prejudicar todas as categorias.

A primeira palestra será sobre “A atuação do movimento sindical nas últimas décadas: o mundo do trabalho e ciclo de mudanças”. Em seguida, sobre “Os principais desafios do movimento sindical na atualidade”, onde serão tratados os desmontes dos direitos dos trabalhadores e a importância da representatividade.

Por volta das 11h30, será ministrada a palestra “Como tornar o movimento sindical atrativo para os trabalhadores em um momento de desregulamentação e valorização do trabalho informal”, que cresceu bastante devido a vigência da nova Lei nº 13.467, conhecida como Reforma Trabalhista.

Sindicato na era da comunicação 

Após o almoço, acontecerá a quarta palestra cujo o tema é “Comunicação no Meio Sindical”, onde irão tratar sobre mídias sociais, marketing sindical, quais as principais ferramentas de mídias e redes sociais e porque os meios de comunicação são importantes para os sindicatos.

Negociação Coletiva

Para encerrar o primeiro dia de evento, os representantes sindicais vão assistir uma palestra sobre “Negociação Sindical”. Em seguida, será aberta para debates sobre: o cenário de mudanças constantes e o impacto no processo de negociação; como lidar com diferentes interesses e opiniões a cada negociação, pesquisa – principais necessidades do trabalhado; atividade – postura do negociador.

SEGUNDO DIA

No dia 23 de outubro, o evento começa às 9h30, com o tema “Planejamento de Pauta de Negociação Coletiva e Ação Sindical”. Nesse dia, terá atividade de abordagem ao trabalhador, gerenciamento de “reações negativas”, opções, interesse, legitimidade, comunicação e relacionamento entre sindicato, trabalhador e a empresas.