As centrais sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CSB, NCST e CTB) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizam, nesta quinta-feira (24), o Seminário Pelo Futuro do Trabalho: Os desafios para a indústria e a qualificação profissional no Brasil, no Rio de Janeiro.
Durante o evento, que ocorre das 8h às 12h30, no Museu do Amanhã, líderes sindicais e representantes da indústria debaterão os desafios atuais para o emprego e a formação profissional no país.
Miguel Torres, presidente da Força Sindical destaca que trabalhadores e empresários vêem dialogando para a construção de uma agenda comum para a geração de emprego e para o futuro da indústria e do trabalho. “A revolução tecnológica vem promovendo mudanças radicais nas formas de produção e de trabalho e, diante deste cenário devemos amplia o debate para encontrarmos soluções para gerar empregos e os desafios que as novas tecnologias e o advento da Indústria 4.0 impõem ao País”, avalia Torres.
Serão realizados dois painéis sobre duas perspectivas. No primeiro, será feita uma análise das transformações no sistema produtivo no Brasil e no mundo e as implicações no futuro do trabalho. No segundo, serão debatidos os desafios para se formar e qualificar o trabalhador do futuro neste contexto de transformação.
Vale destacar que essa parceria das entidades sindicais com setores industriais é estratégica para a competitividade do setor produtivo nacional, desenvolvimento econômico e geração de postos de trabalho.
Fonte: Força Sindical