O protesto Chileno atingiu o ponto ebulição, nesta semana, quando a situação se agravou definitivamente em virtude da Reforma Previdência e outras medidas políticas implantada no governo de Augusto Pinochet, defendida pelo ministro da Economia do governo de Bolsonaro, Paulo Guedes.
O país chileno entrou em estado de emergência e até o fantasma de recolher voltou a terrorizar os cidadãos. Foram quatro noite, onde a população de Santiago precisava voltar mais cedo, conforme determina os militares ou poderiam passar a noite detidos ou feridos em confronto com as autoridades de segurança do país.
Infelizmente, a mídia brasileira vem fechando os olhos para essa triste realidade vivenciada pelos chilenos, como se fosse uma realidade muito distante do Brasil, o que não é verdade. De acordo com o balanço apresentado pela Comissão interamericana de Direitos Humanos r foram registrados, até o presente momento, 42 mortos e 121 pessoas estão desaparecidas e milhares foram torturadas. Sem contar que tiveram 12 mulheres violentadas.
O Brasileiro tem que ficar atento a situação enfrentada pelos chilenos, porque se não nos mobilizarmos para impedir a implantação do modelo de governo neoliberalismo. Futuramente, poderá ser nos que estaremos vivendo essa triste realidade que se aproxima novamente da ditadura que deixou sequelas graves não só na família, mas para a economia do país.
Vejam abaixo o vídeo e tome as suas próprias conclusões a respeito da situação enfrentada pelo pais, em virtude modelo neoliberal.