CPI de Brumadinho pede indiciamento de ex-presidente da Vale e mais 21 por homicídio doloso

postado em: Notícias | 0

O relatório final da CPI de Brumadinho da Câmara dos Deputados pede o indiciamento por homicídio doloso e lesão corporal dolosa  – quando há intenção de cometer esses crimes – de 22 diretores da Vale, engenheiros e terceirizados, incluindo o ex-presidente da mineradora, Fabio Schvartsman, em virtude do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

O ocorrido em 25 de janeiro de 2018, o rompimento matou 252 pessoas e deixou outras 18 desaparecidas, além de provocar destruição ambiental e a contaminação do rio Paraopeba. O relatório também pede o indiciamento da Vale e da Tüv Süd Bureau de Projetos e Consultoria Ltda por inúmeros crimes ambientais.

O documento diz que Shvartsman,q eu deixou o cargo em meio ao escândalo do rompimento, tinha plena ciência da necessidade de se adotar medidas urgentes para o aumento da segurança da barragens situações na zona de atenção.

RELATÓRIO PARA VOTAÇÃO

O documento de 595 páginas assinado pelo relator, Rogério Correia (PT-MG), foi protocolado no final de semana na Câmara dos Deputados e deverá ser analisado e votado em seção marcada pela CPI, em Brasília. O relatório pode ser modificado ou aprovado na integra pelos outros parlamentares. Os indiciamentos propostos pelas CPIs são conclusos do Parlamento, mas dependem de Ministério Público e judiciário para terem consequência penal em processos a serem abertos ou a em andamento.

Fonte: informações da Folha SP