Mosaic Fertilizantes quer “escravizar” os trabalhadores de Uberaba

postado em: Notícias | 0

A diretoria do Stiquifar informa que serão realizadas duas Assembleias Gerais, nesta semana, sendo uma com a Consube e outra com a Uby Fertilizantes, para os trabalhadores deliberarem sobre a proposta das empresa que oferecem reajuste salarial acima do INPC, aumento no ticket-alimentação (substancial) e amplia o auxílio-maternidade de 120 para 150 dias. “As empresas que estamos negociando, até agora, tem sido receptiva no sentido de manter os instrumentos dos acordos coletivos anteriores”, destaca.

A FMC, ao longo dos anos a nível de benefícios, ainda é a melhor empresa do DI-III, porque oferece 55% do salário-mínimo de ticket-alimentação, além de benefícios acima do previsto da CLT. A presidente Graça Carriconde revela que participou de outra reunião com representantes da Mosaic Fertilizantes e percebeu que eles não tem interesse em valorizar a mão de obra uberabense. “A empresa pediu mais dois anos para reconhecer a importância dos trabalhadores, porque pretende contratar uma empresa de consultoria para elaborar um plano de cargos e salários da empresa. Entendemos ser inadmissível que se leve tanto tempo e que os interesses dos trabalhadores da Mosaic sejam tratados dessa maneira”.

Manifesto – Em repúdio a essa situação, o Stiquifar estará na porta da empresa, na próxima semana, no horário de turnos (7h e 19h) para mostrar aos trabalhadores que chegou o momento de se unirem para lutar por melhores condições de trabalho, dignidade salarial, entre outros itens essenciais.  “Não podemos concordar com o que está acontecendo na Mosaic Fertilizantes, porque estão precarizando o ambiente de trabalho e está todo mundo desmotivado. A redução do quadro de empregado, abaixo do necessário, vem sobrecarregando os funcionários de tal maneira que está trazendo doenças físicas e mental e nós não podemos compactuar com essa situação”, afirma.

União – O sindicato reforça que sem o apoio dos trabalhadores não podem fazer nada para impedir o reajuste salarial e aumento do ticket-alimentação com base no INPC, que é irrisório. A não ser que os trabalhadores deleguem ao Stiquifar condições de buscarem na Justiça todos os direitos da categoria. “Em 1994, nós perdemos vários direitos conquistados em A.C.T, mas com muito trabalho recuperamos tudo. Estamos num teatro da democracia. Não existe democracia quando o grande escraviza a maioria da população. Infelizmente, a falta de democracia está vindo por meio de investimento externo, pois eles não tem compromisso com o Brasil”, finaliza.

 foto: Arquivo/Assembleia Geral com a categoria.