Stiquifar conhece detalhes do maior acidente de trabalho e danos ambientais em Brumadinho

postado em: Notícias | 0

A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) participou da prestação de contas promovida pela Femquifert (Federação Mineira dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Minas Gerais), nesta quinta-feira (21), em Belo Horizonte. Com o objetivo de conhecer detalhes da tragédia acontecida em Brumadinho, no dia 25 de janeiro deste ano, e quais são estão sendo as ações de reparação desenvolvidas pela Vale.

A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, ocupa também o cargo de tesoureira geral do Femquifert, que é presidido por Carlos Luís Cassiano que vem acompanhando de perto as investigações das autoridades competentes. “Esse encontro da diretoria foi de suma importância, porque tivemos oportunidade de debatermos sobre o maior acidente de trabalho e os danos ambientais gerados ao estado de Minas Gerais. Não queremos que essa história trágica se repita nunca mais”, destaca.

O acidente em Brumadinho, que fica localizado a 50km de Belo Horizonte, completou 300 dias. Com o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, até o presente momento, foram registrados 254 pessoas mortas e ainda tem 16 vítimas desaparecidas. Na oportunidade, eles também discutiram sobre o relatório da Defesa Civil Estadual, onde aponta que em Minas Gerais tem outras 25 barragens em alerta por risco, inclusive de desabamento.