Agência Nacional de Mineração faz vistoria em barragem de Brumadinho

postado em: Notícias | 0

Na manhã de ontem  (21), a Agência Nacional de Mineração (ANM) fez uma inspeção na Barragem B6, em Córrego do Feijão, em Brumadinho. A estrutura é da mineradora Vale e fica ao lado da que se rompeu no dia 25 de janeiro. Nos dados divulgados nessa terça-feira (19) pela Defesa Civil, a barragem em questão não está entre as barragens com nível de alerta ativo em Minas Gerais.

a vistoria aconteceu, após operários da barragem ter feito um vídeo que apresentava uma lama espessa passando pelas canaletas da barragem. Assustados, eles diziam que o material fazia parte do rejeito que fica no fundo da estrutura e que ela seria uma “bomba relógio”.

De acordo com o Ministério Público, uma empresa de auditoria técnico acompanhou a inspeção e deve avaliar os documentos enviados pela Agência Nacional de Mineração e pela Vale.

Apesar do rompimento da barragem B1 ter destruído toda a área administrativa da Vale e parte do vilarejo de Córrego do Feijão, a B6 ficou intacta,  e os problemas de drenagem apresentados, segundo o Ministério Público, foram controlados e estabilizados.

Após o ocorrido, a Vale divulgou uma nota informando que a barragem B6 estaria segura e que não houve alteração em sua estabilidade. De acordo com ela, a umidade nos tapetes é resultado das chuvas e que o material encontrado nas canaletas é proveniente do rompimento de janeiro, na barragem B1, sem comprometimento da estrutura B6.

Fonte: Mais Minas