Os diretores do Stiquifar participaram de uma reunião, nesta terça-feira (7), com representante da RT Mosaic Fertilizantes para solicitar o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em relação ao instrumento de turno. Na ocasião, reforçaram que a empresa precisa realizar a troca de turma, até meados de janeiro, conforme determina o acordo coletivo vigente até o dia 31 de março deste ano.
Outra questão abordada pelo sindicato foi melhorias no transporte dos funcionários, onde solicitaram que sejam trocados os ônibus por vans, pois os mesmos são expostos a jornada expressiva de trabalho, ficando mais de 12h à disposição da empresa. “Nós já apresentamos essa demanda a empresa e eles ficaram de estudar. No entanto, continuam com a política de fazer mais com menos, à custa do suor e da qualidade de vida dos trabalhadores”, pontuam.
O Stiquifar ressalta que está empenhado no propósito da negociação coletiva do turno e os trabalhadores estão cientes de que precisam ficar ao lado do sindicato para fazer valer os seus direitos trabalhistas. “Uma coisa é negociar em cima de uma reforma trabalhista. Outra é assumir uma responsabilidade da empresa, pois ela tem nos passado de que precisa do aval do Ministério Público do Trabalho para tomar uma posição que deve ser conjunta na solução de uma questão extremamente importante para os empregados envolvidos, considerando que estamos lidando com a saúde e bem-estar físico e emocional de todos”.
Do ponto de vista dos diretores, a empresa deve correr o risco, caso contrário eles têm um posicionamento muito claro em relação a renovação do turno que passará pela apreciação dos trabalhadores. Acrescentando que, oportunamente, colocará toda a categoria a par da sua posição se a empresa não tomar uma posição sobre o assunto e assumir suas responsabilidades.