Implantada em setembro de 2019 com o objetivo de facilitar a vida dos trabalhadores, a Carteira de Trabalho Digital, equivale à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física e pode ser habilitada pelo trabalhador através da internet no smartphone. Com isso, todas as informações contidas no documento estarão sempre à mão, em caso de necessidade de consulta. Já as empresas, deverão utilizar o sistema eSocial para realizar todos os registros de informações dos trabalhadores digitalmente.
A versão tradicional da CTPS, em papel, não deve ser descartada, pois o documento ainda serve como registro de contratos de trabalhos antigos, mas sua emissão deve ser feita preferencialmente através da internet. A carteira digital funciona como uma extensão do documento físico e pode ser baixada em aparelhos com sistema operacional Android e iOS.
Para obter a CTPS Digital, o trabalhador precisa baixar o aplicativo e fazer uma senha no endereço acesso.gov.br, informando os dados pessoais: nome completo, CPF, e-mail e número de celular para receber SMS.