Stiquifar vai acionar MPT para denunciar à precariedade do transporte da Mosaic Fertilizantes

postado em: Notícias | 0

A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) irá acionar o Ministério Público do Trabalho para relatar a gravidade dos trabalhadores da Mosaic Fertilizantes estarem sendo transportados com veículos em situação degradantes e perigosas. Já que após várias reuniões com o setor responsável para tratar desse assunto, até o presente momento, a multinacional não tomou nenhuma medida para rever o contrato de prestação de serviço para garantir a integridade física do seus colaboradores.

Neste final de semana, funcionários informaram que os veículos apresentaram novamente problemas para levar os mesmos para o descanso, após terem exercido longas jornadas de trabalho. No meio do caminho, o ônibus estragou e a empresa contratada enviou outro veículo para fazer a baldeação mas tal ônibus também veio com problemas no freio, o que coloca em risco a vida de todos que estavam sendo transportados.

Quando não tem problemas no assoalho dos veículos, são enviados ônibus com problemas no vidro. Então, como estamos vivendo num período de chuvas intensas em Uberaba, os veículos que realizam o transporte dos funcionários tanto do pessoal ADM quando dos Turnos são expostos a ambientes úmidos, gerando problemas de saúde e tornando a viagem ainda mais desgastantes com exposição a possíveis acidentes.

Situação lamentável

O sindicato lamenta a situação vivenciada pelos trabalhadores, pois eles vem se queixando com razão das condições do transporte que está uma vergonha. De acordo com informações dos funcionários quase todos os dias, os veículos vem apresentando problemas e ontem (27), um dos ônibus ficou parado na Av. Filomena Cartafina. Depois, por volta das 18h, o ônibus quebrou novamente próximo ao bairro Beija-Flor e o outro que foi socorrer também apresentou problemas para realizar o transporte da categoria. Então, o pessoal saiu da fábrica somente às 20h, tendo prejuízo do seu horário de descanso.

Como a reclamação é recorrente, os funcionários questionam qual é o interesse do setor de fiscalização da Mosaic Fertilizantes em não convocar os responsáveis pela empresa de transporte para rever o contrato já que é necessário o cumprimento de algumas cláusulas contratuais que não estão sendo cumpridas. Ou porque, a empresa vem fazendo “vista grossa” negligenciando as reclamações e exposições da categoria, tendo em vista que tem a obrigação de preservar a saúde e a segurança dos seus empregados, buscando no mercado empresas que estejam comprometidas em oferecer serviço de qualidade priorizando a vida dos seus usuários.