Os diretores do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) alerta a categoria para redobrarem a prevenção durante o pico da pandemia de Covid-19, porque está aumentando significativamente os casos de contaminação e registros de óbitos. “As empresas vem adotando todas as medidas para garantir as condições de trabalho adequada aos trabalhadores, porque estão cientes que estamos enfrentando uma grave crise na saúde pública”, ressaltam.
O sindicato cita algumas ações que estão sendo adotadas pelas empresas instaladas no Distritos Industriais para evitar a proliferação de coronavírus no município como: álcool em gel, máscaras faciais, aferição da temperatura corporal dos funcionários na troca de cada turno e higienização de todo o ambiente. Inclusive na Mosaic Fertilizantes P & K, existem uma política global e nacional que está refletindo desdobramento relevantes para a garantir a saúde e segurança dos trabalhadores nas unidades espalhadas pelo Brasil, inclusive existe uma gerência de saúde que pode ser acionado pelos trabalhadores pessoalmente ou pelo telefone (34) 3319-2473, caso apresentem algum sintoma da doença.
O Stiquifar observa que os ônibus estão sendo desinfetados tanto na entrada quanto saída dos funcionários de cada turno, bem como foi implantado barreiras de acrílico no restaurante e demais setores, apesar de estarem cumprindo rigorosamente o decreto que exige distanciamento mínimo de uma pessoa para outra. Caso, algum trabalhador apresente um sintoma emocional diferente do habitual, durante esse período de quarentena, que procure orientação no sindicato. “As empresas da nossa base estão muito receptivas as sugestões do sindicato, porque estamos juntos nessa luta para enfrentar um inimigo comum que é o Covid-19. Até porque, infelizmente, não existe nenhuma vacina ou remédios comprovados pela Anvisa, em relação ao tratamento de coronavírus”, explicam.
Fake news – O sindicato ciente de que tem mensagens nos grupos de WhatsApp da Mosaic Fertilizantes, sendo divulgadas de forma que o Covid-19 não é um vírus e sim uma bactéria e que podem ser tratada ou prevenida por meios de chás e remédios para outros tipos de situações. Orienta, os trabalhadores para ficarem atentos a esse fake News, pois têm pessoas simplórias que podem acreditar nessa informação equivocada, fazendo com que coloquem em risco a própria vida, de colegas de trabalho ou até mesmo dos seus familiares. “Pedimos a todos os trabalhadores que antes de repassar qualquer informação sobre o coronavírus nos grupos que se preocupem em verificar à sua veracidade”, pontuam.
Apesar de parecer uma coisa banal, a propagação de informações erradas sobre a doença, poderá contribuir para uma pandemia no município. “Não acreditam em remédios que podem curar o Covid-19, porque cada organismo reage de um jeito. Quem está acompanhando as noticiais oficiais dos órgãos competentes podem comprovar que não é somente os idosos, do grupo de risco que estão perdendo a vida para o coronavírus, porque tem registro de óbitos entre jovens e adultos que não tem doenças crônicas. Com saúde pública a gente não brinca, porque somente quem perde um ente querido ou teve a doença sabe o quanto é grave”, finalizam
Contamos com todos vocês nessa batalha e estaremos sempre a dispor para ajuda-los em qualquer situação!