A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) tomou conhecimento, que na última sexta-feira (24), a Vigilância Sanitária autuou a Mosaic Fertilizantes P & K, porque descumpriram a política de prevenção em função da pandemia de Covid-19.
A Vigilância Sanitária foi solicitada, por meio de denúncia anônima, feita através de imagens onde demonstrava uma aglomeração descontrolada no pátio de caminhões do setor de faturamento. Quando os fiscais chegaram ao local comprovaram que o cenário condizia com a denúncia apresentada, pois desrespeitava não somente o distanciamento de 1,5 m de distância, como havia motoristas também sem máscaras transitando livremente pelo setor.
Em virtude do descumprimento do Decreto Municipal nº 5555/2020, a empresa foi penalizada pela situação. A multa foi de R$ 5.700,00 mil, que pode parecer irrisório para uma empresa do porte da Mosaic, mais o respeito a vida é de todos, não importando se os empregados são diretos, terceirizados ou clientes.
O sindicato ressalta que algum tempo vem recebendo reclamações do setor de faturamento em função do descontrole do atendimento. Uma vez, que durante o revezamento para o almoço e descanso que se estende por 3h, o quadro de funcionário fica reduzido, onde fica impossível manter o ritmo das atividades. Para o Stiquifar, fica claro que o problema está na gestão, já que a decisão de contratar em caso de quadro reduzido ou recrutar trabalhadores para fazerem hora-extra fica a cargo do setor.
Mais uma vez, o sindicato orienta que os funcionários da Mosaic Fertilizantes façam seus horários de almoço e descanso, pois essas horas não serão compensadas pela empresa.