Os diretores do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) tomaram conhecimento de que foram feitas mudanças na política existente no Centro Médico da Mosaic Fertilizantes e que tais alterações podem não estar em conformidade com as diretrizes da Agência Nacional de Saúde (Anvisa).
Então, o sindicato orienta que os trabalhadores ficam extremamente atentos a sua saúde e não aceitem passivelmente qualquer diagnóstico. Já que alguns profissionais, por determinação da própria empresa, podem estar sendo obrigados a negligenciar algumas regras básicas para garantir a preservação da saúde física e mental dos seus colaboradores.
Como a prerrogativa é do trabalhador, o sindicato orienta que procure outro especialista para que sejam confirmados o diagnóstico quando não se sentirem bem para realizar suas atividades laborais. Em caso, de diagnósticos contrários que deixe documentado tal situação no Centro Médico para que possam se resguardar de possíveis transtornos futuros.
Já que na área de fertilizantes, muitos trabalhadores estão expostos a questões insalubres, devido a exposição de produtos químicos. Sem contar que devido à redução drástica no quadro de funcionários podem estar exercendo esforços físicos, que é extremamente desgastante, para cumprirem as metas de produção da empresa.
O Stiquifar orienta que o trabalhador leve a situação ao supervisor e caso tenham alguma dúvida podem nos procurar para direcionarmos sobre a maneira correta de desenvolver suas atividades laborais sem agravar sua saúde, pois é um direito de todo trabalhador.