Devido ao registro de grandes incêndios nos dois lados da pista da Av. Filomena Cartafina, a diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) orienta os funcionários a utilizarem o transporte oferecido pela multinacional, ao invés de colocarem suas vidas em risco se deslocando para irem ao trabalho ou voltarem para casa com o veículo próprio.
Conforme registro divulgado em meios de comunicação de Uberaba e vídeo enviado a entidade classista, equipes do Corpo de Bombeiro estão tendo que ir diariamente a MG-2995, mais conhecida como Filomena Cartafina, para combater incêndio. A equipe vem enfrentando dificuldades para combater as queimadas, porque o vento serve como um estimulador para propagar o fogo e aumentar a gravidade da situação.
Como as queimadas as margens da Av. Filomena Cartafina vem atingindo grandes proporções, tanto é que foi interditado os dois lados da pista, porque a fumaça não dava visibilidade para os motoristas transitarem com segurança. O Stiquifar clama para que nenhum trabalhador da Mosaic Fertilizantes coloquem em risco a sua vida, principalmente porque tomou conhecimento de que um funcionário teve um acidente sem grandes proporções em virtude deste fato.
SEGURANÇA JURÍDICA E PESSOAL
O sindicato alerta os trabalhadores que estão utilizando veículo próprio para deslocarem para o serviço ou para suas residências que além de colocar em risco sua segurança pessoal, não dispõem de garantia jurídica em caso de acidentes de trabalho, já que a empresa disponibiliza transporte a categoria. “Não podemos compactuar com o fato de empregados não usarem os ônibus, ficando vulneráveis em sua trajetória pela Av. Filomena Cartafina, que mesmo sem as queimadas, sempre apresentou condições precárias em relação a pavimentação asfáltica”, observam a presidente que caso pontuais onde empresas existentes Distritos Industriais não oferecem transporte próprio para quem reside em município fora de Uberaba irá provocar a empresa a tomar tais medidas.
A diretoria sabe que devido a Reforma Trabalhista ter retirado o direito de muitos trabalhadores receberem horas in itinere, devem levar em consideração que o mais importante não é chegar ao trabalho ou suas residências mais rápido, mas com segurança porque se não ficarem com sequelas graves poderá deixar sua família com vazio enorme, porque são esteio de famílias. “Eles tem que ter consciência de que o mais importante é preservar as suas vidas, pois poderão deixar pais, filhos e esposas desoladas por uma acidente que poderia ter sido evitado”, finalizam