A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) entrou em contato com Sticmu (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Uberaba) para tratar da denúncia contra trabalhadores terceirizados da empresa G&E – que presta serviço na Mosaic Fertilizantes – que estavam tendo os seus direitos trabalhistas prejudicados.
Diante das inúmeras denúncias de falta de pagamento de verbas indenizatórias e ausência do pagamento mensal, mesmo os trabalhadores não pertencendo a base sindical do Stiquifar, com o objetivo de solicitar informação. No encontro, tomou conhecimento de que a entidade classista entrou com ações coletivas em favor dos empregados que foram demitidos e não receberam seus direitos trabalhista, junto a Justiça do Trabalho de Uberaba.
O Stiquifar lamenta tal situação, tendo em vista que os trabalhadores vendem sua força de trabalho, com a certeza de que seus direitos trabalhistas serão cumprido pelo patronal. No entanto, essa não está sendo a realidade de alguns empregados, porque a empresa terceirizada perdeu o contrato com a Mosaic Fertilizantes.
MEDIDAS TOMADAS
Em relação a ausência do pagamento do vencimento mensal, o Stiquifar foi informado pelo sindicato da base que essa situação está sendo administrada, a cada mês, junto a assessoria jurídica da empresa. Eles alegam que perderam o contrato com a multinacional, mas terá que cumprir suas obrigações legais até dezembro quando o contrato estará em vigência.
Então, o Stiquifar juntamente com o Sticmu se comprometem a ficarem sempre atentos e a disposição de todos os trabalhadores terceirizados da Mosaic. “O sindicato da construção civil ficou de entrar em contato com a assessoria jurídica para resolver a questão do pagamento dos trabalhadores, o mais breve possível”, finalizam