Vale vai pagar US $ 7 bilhões por desastre de mina no Brasil em 2019

postado em: Notícias | 0
Vale vai Um acordo foi assinado entre uma gigante mineradora e o governo do estado de Minas Gerais na quinta-feira, dois anos após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, que matou 270 pessoas e causou um desastre ambiental.
Os 37,69 bilhões de reais (US $ 7 bilhões) tornam esta a maior medida de reparação judicial já realizada na América Latina.
Cerca de 30% do valor irá para investimentos na cidade, cuja economia foi destruída pela tragédia. O acordo também prevê 9,17 bilhões de reais (US $ 1,69 bilhão) para a população afetada.
O rompimento da barragem de 2019 é considerado um dos piores desastres de mineração do mundo.
Mesmo assim, a cifra é cerca de 20 bilhões de reais (US $ 3,7 bilhões) a menos do que o governo de Minas Gerais solicitou inicialmente: um total de cerca de 26 bilhões de reais (US $ 4,8 bilhões) para danos socioeconômicos e 28 bilhões de reais (5,2 bilhões de dólares ) para despesas morais. danos e prejuizos.
Ainda há 11 pessoas desaparecidas e o corpo de bombeiros continua realizando buscas.
O governo mineiro afirmou que o acordo não prejudica as ações individuais que tramitam na Justiça.
“[The agreement] Não retira responsabilidade da empresa, mas impõe novas obrigações, além de reconhecer a responsabilidade da mineradora ”, afirmou em nota.
O acordo foi alcançado após quatro meses de negociações e 200 horas de encontros, dos quais participaram o governador Romeu Zema e o procurador-geral Augusto Aras. Não envolve ação criminal contra a Vale.
“Tenho certeza de que a perda dessas vidas não foi em vão”, disse Zema.
Mas representantes e familiares das vítimas reclamaram desde o início que nunca foram ouvidas ou chamadas para participar das negociações. Eles protestaram quinta-feira em frente ao Tribunal de Justiça durante a audiência.
O município de Brumadinho também não participou das negociações, apesar de ter solicitado o acompanhamento do tribunal.
A cidade tem um rol de demandas que considera importantes para o cumprimento do valor do conserto, mas não sabe se serão incluídas no acordo.
O dinheiro será aplicado em projetos definidos pelas comunidades afetadas de Brumadinho e da bacia do rio Paraopeba, como programas de transferência de renda, recuperação e proteção ambiental, segurança hídrica, mobilidade e fortalecimento dos serviços públicos estaduais, entre outros.
O site da Agência Anadolu contém apenas parte das notícias oferecidas aos assinantes do AA News Broadcasting System (HAS), e de forma resumida
Foto: https://www.arturhoje.com.br/vale-vai-pagar-us-7-bilhoes-por-desastre-de-mina-no-brasil-em-2019/