Prefeitura de Uberaba recebe da Mosaic doação de equipamentos para combate à Covid-19

postado em: Notícias | 0
A Prefeitura a Uberaba recebeu a doação de 500 unidades de oxímetros e 20 capacetes de respiração assistida Elmo. Os materiais serão utilizados no combate à Covid-19 no município.
A entrega foi realizada pela Mosaic Fertilizantes, em intermédio do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Vale do Rio Grande.
O oxímetro é importante na antecipação do agravamento dos casos de Covid-19. Os equipamentos serão entregues para as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Já os capacetes, fundamentais para reduzir em 60% a necessidade de internação em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Os capacetes de respiração assistida Elmo serão encaminhas até o fim de abril para o Hospital Regional José Alencar.
De acordo com a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade), as doações vão ajudar a monitorar o agravamento da doença e chegam em um momento significativo para a saúde do município. “Com certeza essas doações vão salvar vidas”, afirmou.

Representantes da Mosaic Fertilizantes entraram em contato com a diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região), solicitando o adiamento da reunião, por meio de videoconferência, com a finalidade de tratar sobre a retirada de insalubridade para alguns empregados, que é uma conquista do Sindicato via judicial e que a empresa retira direito sem discussão prévia com a entidade sindical.

A reunião estava prevista para acontecer, nesta quinta-feira (22), mas eles pediram para acontecer na sexta-feira (23), com o objetivo de apresentar uma contraproposta que o sindicato não tem conhecimento ainda se será benéfica ou poderá não contemplar os interesses da categoria.

A entidade classista já deixou bem claro que quer saber quais foram os critérios utilizados para definir quem tem direito ou não receber o benefício, tendo em vista que não mudou as condições de trabalho, pelo contrário devido o quadro deficitário de mão de obra muitas das vezes são obrigados pelos supervisores a fazer atividades para suprir a falta de demanda.

POSICIOAMENTO 

O STIQUIFAR reconhece a importância da iniciativa da empresa estar solidária ao prevenção de covid-19. Portanto, lamenta que tais recursos são oriundos da retirada de benefícios trabalhistas, falta de segurança no trabalho, negligência em relaçao ao transporte e qualidade da alimentação, bem como outros itens que vem agravando a saúde física e psicológica dos empregados da unidade em Uberaba.

Fonte: Jornal da Manhã – www.jmonline.com.br