Representantes da Mosaic Fertilizantes entraram em contato com a diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região), solicitando o adiamento da reunião, por meio de videoconferência, com a finalidade de tratar sobre a retirada de insalubridade para alguns empregados, que é uma conquista do Sindicato via judicial e que a empresa retira direito sem discussão prévia com a entidade sindical.
A reunião estava prevista para acontecer, nesta quinta-feira (22), mas eles pediram para acontecer na sexta-feira (23), com o objetivo de apresentar uma contraproposta que o sindicato não tem conhecimento ainda se será benéfica ou poderá não contemplar os interesses da categoria.
A entidade classista já deixou bem claro que quer saber quais foram os critérios utilizados para definir quem tem direito ou não receber o benefício, tendo em vista que não mudou as condições de trabalho, pelo contrário devido o quadro deficitário de mão de obra muitas das vezes são obrigados pelos supervisores a fazer atividades para suprir a falta de demanda.
POSICIOAMENTO
O STIQUIFAR reconhece a importância da iniciativa da empresa estar solidária ao prevenção de covid-19. Portanto, lamenta que tais recursos são oriundos da retirada de benefícios trabalhistas, falta de segurança no trabalho, negligência em relaçao ao transporte e qualidade da alimentação, bem como outros itens que vem agravando a saúde física e psicológica dos empregados da unidade em Uberaba.