Em virtude do alto índice inflacionário, onde todos os brasileiros perceberam que aumentou o custo de vida e que o salário ficaram defasados para suprir as necessidades básicas. A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) solicitou reunião com representantes da Mosaic Fertilizantes com objetivo de começar a discutir sobre o índice de reajuste salarial da categoria para data-base 2021/2022.
A medida adotada pelo sindicato está baseada no estudo feito pela DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) que apontaram que o custo com alimentação, moradia, educação, vestuário, higiene e transporte apresentaram uma elevação de 29,40%. “Nós estamos trabalhando para antecipar 50% do INPC do período de novembro/2020 até maio/2021, que está no patamar de 8,90%, nos últimos 12 meses. A finalidade é garantir reajuste salarial para os trabalhadores em consonância com a realidade economia do país”, explicam.
Na oportunidade, o STIQUIFAR aproveitou para solicitar que a empresa estude a possibilidade de antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores, levando em consideração que a empresa, há mais de 15 anos, vem pagando o benefício até julho para a categoria, mas resiste em inserir no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). “Sabemos que o país enfrenta uma crise econômica em decorrência da pandemia de Covid-19, mas essa situação não prejudicou em nada o segmento de fertilizantes. Pelo contrário, as empresas dessa área tiveram lucros exorbitantes e não podemos negar que é resultado do empenho e compromisso dos trabalhadores em cumprirem a meta de produção”, finalizam.