Alunos do IEPT participa de palestra sobre Segurança do Trabalho

postado em: Notícias | 0

 

O Instituto Educar para Transformar (IEPT), do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) promoveu palestras de segurança do Trabalho para os alunos dos cursos de Assistente Administrativo e de Logística esclarecem as dúvidas em relação ao assunto.

O técnico de segurança, José Acácio Scandar Neto, explicou que se trata de uma função de extrema importância para qualquer empresa, independente do porte ou área de atuação. “Toda empresa que tem obras em andamento ou desenvolve atividades que colocam em risco a sua integridade física são obrigadas legalmente a contratarem um técnico de segurança do trabalho para avaliar as condições laborais”, explica.

Quando a empresa cumpri a legislação de segurança do trabalho, além de promover a saúde dos trabalhadores, os estudantes observaram que dá mais segurança e preparo nos casos de possíveis complicações com a fiscalização, bem como reduz os processos trabalhistas dentro das empresas.

“A falta de segurança no trabalho pode elevar os índices de acidentes com sequelas graves (amputação de membros superiores ou inferiores, que os tornem cadeirantes, etc) ou vítimas fatais. Situação que é irreversível para os trabalhadores e não pode ser negligenciado”.