A VERDADE SOBRE A TABELA DE TURNO DA YARA

postado em: Notícias | 0

Em setembro de 2018, o Stiquifar realizou uma assembleia para renovação do Acordo Coletivo de Turno que foi reprovada pelos trabalhadores da Yara. Essa empresa desrespeitou a negociação coletiva priorizando o embate através de abaixo assinado junto aos empregados de turno, desprezando a relação Capital x Trabalho, implantando tabela de turno de revezamento sem o devido Acordo Coletivo assinado, não restando ao sindicato promover ação judicial solicitando pagamento acima das 06 horas diárias de trabalho conforme Constituição Federal e Consolidação das Leis de Trabalho, pois os trabalhadores deixaram de receber o adicional de turno, e, por outro lado, a empresa não negociando os turnos, deveria pagar horas extras após a 6ª hora de trabalho.

Informamos que o Stiquifar, instituição sindical com mais de 40 anos de trabalho, sempre esteve disposta a negociar e buscar a solução consensual. Por isso, enviou um e-mail no dia 04/11/2021 para a YARA, visando adequar os turnos praticados conforme determina a legislação via negociação coletiva.

Felizmente, temos a certeza de que o nosso trabalho está sendo desenvolvido e que é reconhecido pelos trabalhadores que estiveram presentes nesta assembleia realizada em 2018. Após esse procedimento totalmente legal, a empresa usando de opressão tentou e continua tentando mudar a visão dos trabalhadores sobre o Stiquifar.

Por fim questionamos: se o turno de trabalho, implantado pela empresa estava correto, por qual razão a empresa informou aos trabalhadores a implantação do turno fixo, (previsto na reforma trabalhista de 2017)?

Estamos aguardando uma resposta de YARA e convidamos os trabalhadores a visitarem o Stiquifar que fica na rua Marquês do Paraná, 156, para esclarecer dúvidas. Os trabalhadores podem inclusive conhecer um pouco do nosso trabalho através dos canais de comunicação online: APP Stiquifar, Facebook e Instagram .