A nova Carteira de Identidade Nacional conhecida como “novo RG digital” já está valendo em todo o território nacional desde o dia 1º de março. O documento terá validade em todo o país e utilizará o número do CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) como identificação única dos brasileiros.
Uma outra novidade do documento é que o mesmo terá o padrão internacional, que permitirá que o cidadão o utilize fora do Brasil devido a implementação do código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo utilizado em passaportes, que pode ser lido por equipamentos específicos.
Mas o brasileiro ainda tem tempo para trocar o documento. Segundo norma estabelecida pelo governo federal, o RG atual continuará tendo validade por até 10 anos para a população com até 60 anos. Já para os idosos acima dos 60, o documento antigo será aceito por prazo indeterminado.
Importante ressaltar que os órgãos estaduais que são responsáveis pela emissão desse documento terão que se adequar até a data limite que é o dia 6 de março de 2023.
Fonte: Jornal Contábil