No Brasil, o 13º salário foi proposto em 1959, pelo deputado Aarão Steinbrunch. De acordo com o então parlamentar, a gratificação natalina era uma praxe seguida por quase todas as empresas. Para o político, não era justo que a medida não valesse para todos.
Aarão sempre atuou em prol da classe trabalhadora. Como advogado, foi consultor jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria e das federações nacionais dos Trabalhadores em Empresas de Carris Urbanos, além de ter prestado assistência jurídica a vários sindicatos trabalhistas.
Com o seu trabalho focado na qualidade de vida do trabalhador, chegou a ser o deputado mais votado do Rio de Janeiro. Além de autor do projeto de lei que instituiu o 13º salário que foi sancionado no dia 13 de julho de 1961, foi também autor da lei da aposentadoria por tempo de serviço.
O 13º salário fez aniversário. Completou 60 anos. Agora, o governo atual estuda uma forma de retirar esse benefício do trabalhador. Por isso, alertamos que o brasileiro pode mudar essa situação a partir do processo eleitoral.