Boa tarde companheiros!
Estamos constantemente tomando ciência de que, dentro da Mosaic Fertilizantes as coisas vão ficando cada vez mais complicadas com relação às condições de trabalho onde há excessos visíveis que sobrepõem o limite do corpo que pode trazer consequências graves à saúde do trabalhador.
É notável que dentro da empresa a tabela de 4×4 de 12 horas não é respeitada pois as convocações tanto para o trabalho nas folgas, quanto para os cursos que são ministrados também nas folgas, não permite que o trabalhador exerça seu período de descanso, tornando essa tabela prejudicial, ficando como um verdadeiro 6×2 de 12 horas.
O Stiquifar já questionou junto à empresa sobre o quadro de empregados que é insuficiente devido a não reposição nos casos de trabalhadores afastados por doença e férias. Agora, o sindicato procura provas contra a empresa, para resolver a questão de forma legal já que o fato se configura como assédio, situações difíceis de serem comprovadas pois, quando não acontecem de forma direta, acontecem de forma indireta no momento das avaliações, mais uma forma de opressão contra os trabalhadores.
Enfim, com o mesmo discurso, os empresários ainda não entenderam que o seu maior patrimônio é a mão de obra. E é neste contexto que convocamos não só os trabalhadores da Mosaic, mas toda a base a denunciar e/ou comunicar situações que já podem estar prejudicando inclusive a sua saúde mental e física.