O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba está aprovando a decisão do Governo Lula que viabilizará novas contratações a partir de concurso de agentes fiscalizadores para os Ministérios do Trabalho de Minas Gerais. A informação foi constatada a partir de encontro realizado nesta quinta-feira, no Ministério do Trabalho e Emprego de Uberaba, que contou com a participação do Carlos Calazans, Superintendente do MT/MG.
De acordo com a presidente do Stiquifar Graça Carriconde, uma necessidade, já que os órgãos fiscalizadores estão com deficiência por falta de pessoal antes mesmo da pandemia. “ O superintendente está percorrendo todas as unidades de Uberaba e região para dizer que o ministério do trabalho no governo Lula estará presente na vida dos trabalhadores de forma mais atuante. Houve um afastamento, até em função da pandemia e do governo anterior que precarizou essas instituições por falta de mão de obra, e agora terá concurso que abrirá 900 vagas sendo que aproximadamente 100 vagas será para o estado de Minas e que até seis auditores fiscais para Uberaba”.
Ainda de acordo com Graça, a superintendência hoje na cidade tem apenas três auditores e a demanda está muito prejudica. “Essa proposta visa viabilizar ações de mediações entre empresas e sindicatos, inclusive no combate ao trabalho escravo”. O evento também reuniu lideranças sindicais e empresariais da região.
Na agenda do Stiquifar de ontem (10), também o evento Seminário do Terceiro Setor realizado pelo Instituto Agronelli, onde Graça e diretores representaram o Instituto Educar Para Transformar. Para encerrar, no auditório da Fiemg, foi apresentado o programa “Gás para empregar”, onde o ex-prefeito Anderson Adauto falou sobre o projeto do gás do pré-sal no governo Lula, ação apoiada pelo Stiquifar, já que trará mais emprego e renda para a cidade.
Jornalista Izabel Durynek – Assessoria de Comunicação Stiquifar