A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) já procurou informações no RH da Mosaic Fertilizantes para buscar esclarecimentos em relação aos empregados que estão sendo retirado o adicional de insalubridade, que é uma conquista adquirida por meio de ação judicial promovido pela entidade classista.
A informação que chegou ao sindicato é que o benefício estaria sendo retirado de alguns trabalhadores, com base em estudo realizado pela PPRA (Programa de Preservação de Risco Ambiental), que não contou com a nomeação de um perito da Justiça do Trabalho. “Nós enviamos um e-mail a multinacional questionando quais foram os critérios utilizados para avaliarem que tal trabalhador tem direito ou não a receber insalubridade e de que forma estão trabalhando para o empregado não ser prejudicado nos seus vencimentos, pois tem famílias para sustentar e não podem sofrer perda salarial”, avaliam.
Na oportunidade, o sindicato convoca todos os trabalhadores que estão sendo chamados individualmente para receberem o comunicado que não terão mais insalubridade para que possam dar maiores detalhes sobre suas atividades laborais e o departamento jurídico da entidade possa avaliar se procede tal conduta, até porque o ambiente de trabalho não sofreu mudanças substanciais, pelo contrário. “Os empregados tem que buscar o sindicato, pois temos que avaliar cada caso e levar a situação para ser discutida na mesa de negociação com os responsável pelo RH da Mosaic Fertilizante”.
ESTAMOS SEMPRE NA LUTA PARA DEFENDER OS TRABALHADORES, APESAR DO CENÁRIO SER DESFAVORAVEL, DEPOIS QUE A REFORMA TRABALHISTA ENTROU EM VIGÊNCIA EM TODO O BRASIL.