Estamos vivendo um dos momentos mais críticos em relação a pandemia de Covid-19 em todo o Brasil, mesmo assim tem empresas negligenciando os cuidados para garantir a saúde pública. A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) tomou conhecimento de uma situação extremamente preocupante que vem acontecendo nas dependências da Mosaic Fertilizantes.
De acordo com denúncias que chegaram a entidade classistas, apesar do volume de contágio de coronavírus e óbitos em todo o Estado de Minas Gerais, inclusive em Uberaba, onde foi decretado “Onda Roxa” pelo governador Romeu Zema. A Mosaic não dispõe de espaço suficiente para os empregados desfrutarem da prerrogativa de repouso, após terem feito a refeição para voltarem a exercer suas atividades laborais.
“Infelizmente, os trabalhadores estão ficando aglomerados na sala de descanso ficando exposto a contraírem o vírus e disseminá-lo para familiares, inclusive do grupo de risco de estão em casa justamente para evitar que eleve o número de óbitos em decorrência da doença nos municípios”, informa o sindicato ressaltando que a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais já revelou que mais de 80% dos leitos de UTI estão ocupados e se não for tomadas medidas severas a situação poderá se tornar caótica não só no estado, mas em Uberaba.
SUGESTÃO – Como o sindicato tomou conhecimento de que tem funcionários, inclusive deitados no chão da sala de descanso da empresa, a entidade classista sugere que o quiosque próximo ao restaurante possa seja adaptado a sala de descanso, com espreguiçadeiras. Essa sugestão tem como objetivo proporcionar aos empregados mais conforto, em conformidade com os decretos emergenciais em relação a pandemia de Covid-19, inclusive a empresa já deu uma posição garantindo que será atendida a demanda.
FALTA DE COMPROMISSO – Lamentavelmente, a diretoria tomou conhecimento também que existe gestores, principalmente do Turno D da Mosaic, que não estão obedecendo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) no que tange a prevenção do Covid-19: distanciamento social, máscaras faciais e uso de álcool em gel, principalmente quando é comunicado que houve funcionário diagnosticado “positivo” para o coronavírus. “A empresa não está observando as orientações do Comitê de Saúde da empresa, que determina que após a comprovação de empregado infectado, que os demais colegas façam o exame para comprovar que não foram contaminados. Desta forma, assumem a responsabilidade de disseminar o vírus para todos da empresa, familiares e sociedade em geral”,
Restaurante – Em relação a denúncia referente o restaurante dentro da Mosaic ter distribuído iogurte, com da data de consumo vencido aos trabalhadores durante a refeição. A diretoria do Stiquifar participou de uma reunião com representantes da multinacional e do restaurante que garantiram que serão tomadas as providencias cabíveis para garantir a qualidade dos produtos que estão sendo oferecidos aos empregados. “Vamos acompanhar de perto esta situação para ver se realmente estão solucionando os problemas que foram apontados”, finalizam.